Academia Jesus,
O Cristo ecumênico,
O Divino Estadista

Fundada em 1º de fevereiro de 2007 por José de Paiva Netto, Presidente-Pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, a Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, é composta pelo Instituto de Estudo, Pesquisa e Vivência do Novo Mandamento de Jesus e pelo Instituto de Estudo e Pesquisa da Ciência da Alma. Nasce com a seguinte finalidade, nas palavras de seu idealizador:

Por meio da produção de conhecimento universal, isto é, divino e terreno, tem por objetivo dessectarizar a maneira como alguns veem o Cristo de Deus e o Cristianismo, ou seja, mostrar a influência e a aplicabilidade das lições ecumênicas e eternas do Acadêmico Celeste em todos os campos do saber espiritual-humano, apresentando-O de forma irrefragável à Humanidade — o que não se limita às fronteiras físicas.

Quando o jornalista e radialista Paiva Netto lançou este fórum de ideias e pesquisas em torno da Espiritualidade Superior e do legado do Sublime Pedagogo Jesus, convocou Jovens Ecumênicos de Boa Vontade, de todas as idades, atuantes em diversas áreas do conhecimento, a contribuírem com os estudos propostos, de modo que os ensinamentos universais do Educador Celeste possam ir além do louvável âmbito religioso, fraternalmente iluminando todos os campos do saber espiritual-humano, conforme ele próprio destacou:

Todo esse esforço de Fé Realizante dos Jovens Ecumênicos de Boa Vontade visa demonstrar o acanhamento de qualquer campanha infrene de reducionismo de todo significado divino-humano de Jesus, que, no famoso diálogo com Nicodemos (Evangelho, segundo João, 3:5 a 13), nos desperta para o fato de que existe uma Espiritualidade além da espiritualidade, uma Filosofia além da filosofia, uma Ciência além da ciência, uma Economia além da economia, uma Política além da política, uma Arte além da arte, um Esporte além do esporte, uma Existência além da existência, um Horizonte além do horizonte, um Deus Divino além do deus humano. Pois o Cristianismo não é uma simples vertente entre as crenças. Ele é o Amor esplendoroso que nasce do coração de Jesus e alimenta a vida no mundo!”


E assim completa o educador Paiva Netto:

A Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista surge para iluminar o conteúdo ideológico (espiritual e humano) dos seres de Boa Vontade, da Terra e do Céu da Terra, em todas as áreas de atuação, para que seu modo de exprimir-se e de existir não seja espiritualmente vazio. Trata-se do cumprimento da notável tarefa da Doutrina do Cristo de esclarecer e libertar as criaturas, em Espírito e Verdade, à luz do Mandamento Novo do Divino Mestre — 'Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos' (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35) —, pois o Criador deseja que todos se salvem (Segunda Epístola de Pedro, 3:9).


Desde sua criação, a Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, tem produzido, organizado e contribuído para uma série de atividades: pesquisas, estudos, grupos de pesquisa, cursos, fóruns, publicações, documentários e séries (em áudio e vídeo), mostras culturais e artísticas, espetáculos musicais, entre outras. Dentre elas, destacamos:

Livro

Livro Paiva Netto e a Proclamação do
Novo Mandamento de Jesus —
A saga heroica de Alziro Zarur
(1914-1979) na Terra

Fórum

Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV (contribuição temática)

Os congressos temáticos do Fórum Mundial Espírito e Ciência (FMEC) são sediados no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi, da LBV), monumento que, junto ao Templo da Boa Vontade (TBV), forma o Conjunto Arquitetônico Ecumênico Boa Vontade, em Brasília/DF.

Programas multimídia

O Assunto é Jesus! e Conexão JesusO Ecumenismo Divino, da Comunicação 100% Jesus (Boa Vontade TV, Super Rede Boa Vontade de Rádio e aplicativo Boa Vontade Play)


Documentários, Coletâneas Ecumênicas e Séries

Documentário comemorativo dos 21 anos do Templo da Boa Vontade “TBV - Um teto para a Humanidade” (2010)

Documentário biográfico comemorativo do “Centenário de nascimento de Alziro Zarur (1914-1979)” (2014)

Coletânea histórica da tese de vanguarda “Caridade Completa — a Material e Espiritual” (2016, documentário em áudio e vídeo e revista Jesus Está Chegando!, edição especial)

Coletânea histórica da tese de vanguarda “Os Quatro Pilares do Ecumenismo” (2017, documentário em áudio e vídeo e revista Jesus Está Chegando!, edição especial)

Documentário comemorativo dos 60 anos de trabalho do Presidente-Pregador da Religião Divina "Paiva Netto — A trajetória de um homem de Boa Vontade" (2016)

Documentário da tese de vanguarda “Profecia, fim dos tempos e a Volta Triunfal de Jesus” (2018)

Documentário comemorativo dos "60 anos da Proclamação do Novo Mandamento de Jesus" (2019)

Série A lição do lobo invisível – A libertação do espírito das influências do mal (2016), a partir das editorias do escritor Paiva Netto sobre o tema, que posteriormente viraram o livro A Missão dos Setenta e o “lobo invisível”

Quadro Pergunte ao Evangelho de Jesus

Quadro Pergunte ao Apocalipse de Jesus


Mostras Culturais e Artísticas

  • Mostra Cultural e Artística "50 anos da Proclamação do Novo Mandamento de Jesus" (2009)
  • Mostra Cultural e Artística "Templo da Boa Vontade — As Sete Faces que revelam Deus" (2010)
  • Mostra Cultural e Artística "Juventude Legionária: 50 anos de Boa Vontade" (2011)
  • Mostra Cultural e Artística "Ano da Música Legionária" (2012)
  • Mostra Cultural e Artística "40 anos da Proclamação da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo" (2013)
  • Mostra Cultural e Artística "Templo da Boa Vontade: Uma Nova Aliança com Deus" (2014)
  • Mostra Cultural e Artística "Paiva Netto — A trajetória de um homem de Boa Vontade" (2016)
  • Mostra Cultural e Artística “O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração” (2017)
  • Mostra Cultural e Artística “Os mortos não morrem” (2018)
  • Mostra Cultural e Artística “Jesus, o Ecumênico por excelência” (2019)
A Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (TBV), em Brasília, DF, recebe anualmente as obras de arte que fazem parte das Mostras Culturais e Artísticas promovidas pela Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista.

Espetáculos de Música

  • Espetáculo Música Legionária "Identidade e Coração" (2010)
  • Espetáculo Música Legionária "Ideal e Militância" (2011)
  • Espetáculo Música Legionária “Ao Cristo, com decisão!” (2012)
  • Espetáculo Música Legionária "O Novo Mandamento de Jesus" (2013)
  • Espetáculo Música Legionária "A arte de vencer com Jesus" (2014)
  • Espetáculo Música Legionária “O Poder do Cristo em nós” (2015)
  • Espetáculo Música Legionária "A trajetória de um homem de Boa Vontade" (2016)
  • Espetáculo Música Legionária “Fim dos Tempos e os perseverantes em Jesus” (2017)
  • Espetáculo Música Legionária “Os mortos não morrem” (2018)

Nosso primeiro Curso Livre

A Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, criou e desenvolveu também o curso livre “Jesus e a transformação pela consciência espiritual”.

São aulas online que mostram de que forma os ensinamentos ecumênicos de Jesus nos ajudam a conquistar a verdadeira FELICIDADE (aquela que nasce da Alma de cada pessoa). Um convite a uma análise honesta e profunda sobre nós mesmos, a partir das contribuições pragmáticas e inovadoras do legado universal de Jesus.

Com os conteúdos divididos em 4 módulos, o aluno é conduzido a compreender como reconhecer os valores espirituais mais profundos que existem em seu íntimo, para que possa encontrar o que o tornará realmente feliz, em Paz consigo mesmo, e não iludido ou frustrado por conquistas superficiais e vazias.

Assim, aprenderá a lidar com os desafios da vida para melhorar sua relação consigo mesmo e com as outras pessoas, transformando, para melhor, o mundo que o cerca.

CONHEÇA NOSSO CURSO E TRANSFORME SUA VIDA PELA CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL

O Fórum Internacional Permanente Jesus – Scientia ad Deum, da LBV

O Fórum Internacional Permanente Jesus – Scientia ad Deum (o Conhecimento para Deus), criação do fundador da Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, José de Paiva Netto, tem como finalidade o estudo e a conscientização daquilo que observamos ser mais do que hora de se verificar: Jesus, sob a perspectiva do Amor, agora compreendido e estudado por toda a Ciência. Tal intento, aparentemente inverossímil, se torna claro quando abrimos mão de certos paradigmas humanos que propiciam uma visão restrita acerca desta ideia, como o fato de condicionar o Cristo Ecumênico somente às Religiões. Entretanto, antes de tudo, necessário se faz dessectarizá-Lo, e, ao mesmo tempo, extinguir a imagem caricata de um deus antropomórfico, e proclamar a existência do Deus Divino, Suprema Inteligência do Cosmos, como o poeta e ativista social brasileiro, Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da Legião da Boa Vontade (LBV), na década de 1940 já nos colocava ao raciocínio.

Sua primeira edição ocorreu a 6 de fevereiro de 2005, no Campus da universidade Estadual de Campinas – Unicamp – numa roda de debates com alunos e professores, sob o tema: “A Ciência para Deus”, desencadeando nos anos subsequentes outros Fóruns em diversas outras universidades no Brasil e Exterior.

UM POUCO SOBRE O FUNDADOR DA ACADEMIA JESUS, O CRISTO ECUMÊNICO, O DIVINO ESTADISTA

José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta, nasceu em 2 de março de 1941, no Rio de Janeiro/RJ, Brasil. É presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo e diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV). Membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter), é filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central e é autor de referência internacional na defesa dos direitos humanos e na conceituação da causa da Cidadania e da Espiritualidade Ecumênicas, , que, segundo ele, constituem “o berço dos mais generosos valores que nascem da Alma, a morada das emoções e do raciocínio iluminado pela intuição, a ambiência que abrange tudo o que transcende ao campo comum da matéria e provém da sensibilidade humana sublimada, a exemplo da Verdade, da Justiça, da Misericórdia, da Ética, da Honestidade, da Generosidade, do Amor Fraterno. Em suma, a constante matemática que harmoniza a equação da existência espiritual, moral, mental e humana. Ora, sem esse saber de que existimos em dois planos, portanto não unicamente no físico, fica difícil alcançarmos a Sociedade realmente Solidária Altruística Ecumênica, porque continuaremos a ignorar que o conhecimento da Espiritualidade Superior eleva o caráter das criaturas e, por conseguinte, o direciona à construção da Cidadania Planetária”.